Doença Obstrutiva das Artérias Renais


O rim é um órgão que tem diversas funções e uma delas é ajudar na regulação da nossa pressão arterial. A estenose da artéria renal reduz o fluxo de sangue e pode prejudicar as funções do rim, sendo uma das causas de hipertensão não controlada.

Essa obstrução pode ter duas causas: aterosclerose ou displasia fibromuscular.

A aterosclerose acomete mais pacientes idosos e com fatores de risco como: colesterol elevado, sedentarismo, obesidade, diabetes e tabagismo. Já a displasia fibromuscular esta mais presente em paciente entre 40-60 anos e do sexo feminino. A causa dessa doença é desconhecida, mas alguns fatores de risco podem ser predisposição genética e tabagismo.

A investigação de estenose de artéria renal geralmente esta indicada em pacientes com dificuldade no controle da pressão arterial ou que precisam do uso de muitas medicações. O exame inicial é o Ecodoppler de Artérias Renais, que pode ser complementado com Angiotomografia, Angioressonância ou Arteriografia conforme avaliação individual.

Tratamento

O tratamento, quando indicado, é feito através de procedimentos endovasculares com angioplastia da artéria renal. Em casos muito específicos pode ser indicado cirurgia aberta.