Aneurisma de Aorta


A Aorta é a principal artéria do corpo humano. Ela inicia-se no coração e termina na porção inferior do abdômen e da origem para diversas artérias que levarão sangue para nossos órgãos (como cérebro, rins, intestino, membros superiores e inferiores, entre outros).

Os aneurismas de aorta são dilatações dessa importante artéria, sendo mais comum na região do abdômen, mas podendo ocorrer também no tórax.

O surgimento de uma dilatação e os seu crescimento pode levar anos e, na grande maioria dos casos, não apresenta sintomas. Muitos pacientes fazem o diagnóstico de Aneurisma de Aorta em exames de rotina ou durante a investigação de uma outra doença.

Os fatores que influenciam no aparecimento e no crescimento dos aneurismas são:

- Envelhecimento (idade > 60 anos)

- Sexo masculino

- Tabagismo

- Histórico familiar de aneurisma (principalmente familiares de primeiro grau)

Estima-se que 2% a 5% da população do sexo masculino com mais de 60 anos de idade tenha dilatação da aorta, embora a maioria não saiba.

A complicação mais temida é a ruptura desse vaso, chamado de Aneurisma Roto, o que provoca um sangramento interno grave, colocando em risco a vida do paciente. Por isso, é importante o diagnóstico precoce , que pode ser feito através de ecografia ou tomografia, e tratamento.

Tratamento

O tratamento cirúrgico é indicado conforme o diâmetro do aneurisma e pode ser realizado de duas formas: aberto/convencional ou endovascular. A avaliação da cirurgia indicada varia conforme a anatomia de cada paciente e das preferências técnicas do cirurgião.