Doença nas Artérias Carótidas e Vertebrais


A doença aterosclerótica ou estenose da artéria carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo por uma placa de ateroma (formada por gordura e cálcio).

Pequenos fragmentos ou um coágulo podem se soltar da placa de ateroma e causar um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Os fatores de risco para essa doença são:

- Pressão alta

- Tabagismo

- Idade acima de 55 anos

- Diabetes

- Colesterol elevado

- Obesidade

- Sedentarismo

- Histórico familiar de aterosclerose

Quais os sintomas? A pessoa não sente nada pela presença das placas ateroscleróticas na artéria carótida. Geralmente, a primeira manifestação já será um AVC ou um acidente vascular transitório (AIT).

Na sua forma mais comum, o AVC provoca uma súbita perda dos movimentos em um lado do corpo (braço e/ou perna), e eventualmente perda da fala, mas pode ser até mesmo fatal. Tais sintomas podem se reverter total ou parcialmente com o tempo, ou deixarem seqüelas graves.

Por isso é muito importante fazer diagnóstico precoce com exame de Ecodoppler Vascular das Artérias Carótidas e Vertebrais em pacientes com fatores de risco.

Tratamento

O tratamento vai depender da gravidade da doença, presença ou não de sintomas e das condições gerais de saúde do paciente. Ele se baseia no combate aos fatores de risco e uso de medicamentos que vão estabilizar essas placas de ateroma.