Aterosclerose


Aterosclerose é o acúmulo de gorduras, placas de colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que causa obstrução do fluxo sanguíneo.

Inicialmente, o paciente não apresentará sintomas até esse acúmulo ser grave o suficiente para impedir o fluxo sanguíneo ou uma placa se romper.

A aterosclerose pode acontecer em todas artérias do corpo humano e vai causar sintomas conforme o local acometido, como:

- Dor no peito / Falta de ar (Infarto do Miocárdio)

- Dificuldade para falar / Perda súbita de força / Confusão mental / Perda de visão (Acidente Vascular Cerebral - AVC)

- Dores nas pernas / Má cicatrização de feridas (Doença Arterial Obstrutiva Periférica)

- Disfunção erétil em homens (Doença Arterial Obstrutiva Periférica)

- Pressão alta (Aterosclerose nas Artérias Renais)

As pessoas com maior propensão a desenvolver aterosclerose são as que tem fatores de risco como: sedentarismo, pressão alta, diabetes, alimentação inapropriada, colesterol elevado, obesidade, tabagismo e histórico familiar.

Tratamento

O tratamento é feito com medicações, porém a medida mais importante é a mudança do estilo de vida: atividade física, alimentação saudável, perda de peso e parar o uso de cigarro ou bebidas alcoólicas.

Em casos mais avançados, onde há uma obstrução importante da circulação, pode ser necessário tratamentos cirúrgicos ou endovasculares (cateterismo).

Vale lembrar que a prevenção é o melhor tratamento! Estilo de vida saudável pode impedir que você desenvolva essa doença.