Doença Arterial Obstrutiva Periférica


A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é causada pelo estreitamento e obstrução das artérias dos membros inferiores, fazendo com que o fluxo sanguíneo fique prejudicado.

Essa doença é causada pela aterosclerose e tem como principais fatores de risco: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo, colesterol alto e histórico familiar.

Nas fases iniciais o paciente não apresenta nenhum sintoma e conforme a progressão da obstrução da circulação é que começam os primeiros sintomas:

- Dor nas pernas para caminhar que alivia no repouso (claudicação intermitente).

- Dormência nas extremidades das pernas.

- Fraqueza nas pernas.

- Feridas que não cicatrizam.

- Mudança de cor ou temperatura nas pernas.

- Perda de pêlos.

- Disfunção erétil em homens.

Tratamento

A prevenção e mudança do estilo de vida, tendo hábitos saudáveis é a base do tratamento. Uso de medicações para estabilização da placas de ateroma e controle de doenças como pressão alta e diabetes também é muito importante. Outras medidas são tomadas conforme a localização, extensão e grau de sintomas do paciente.

A cirurgia é necessária nos pacientes que não respondem ao tratamento clínico ou que estão em um grau avançado da doença. Em grande parte dos casos, o tratamento é endovascular com angioplastia com balão ou colocação de stents; Alguns pacientes tem indicação de cirurgia aberta (bypass / ponte de safena).