Erisipela


A Erisipela é uma inflamação/infecção da pele e do tecido subcutâneo que tem grande envolvimento dos vasos linfáticos. Ela é uma forma superficial de celulite e acomete principalmente os membros inferiores de pacientes idosos ou que tenham problemas na circulação venosa ou linfática.

A Erisipela está relacionada a uma “porta de entrada”, que muitas vezes é uma úlcera crônica, uma picada de inseto, um ferimento cutâneo e a manipulação inadequada das unhas. Por meio dessa porta de entrada as bactérias penetram na pele, se espalham pelas camadas subcutâneas e geram uma infecção.

Os sintoma iniciais podem muitas vezes ser apenas cansaço, febre, mal-estar geral e calafrios. Seguidos por achados locais como vermelhidão, dor, inchaço e aumento de temperatura. Em casos graves pode ocorrer o aparecimento de bolhas, o que é chamado de Erisipela Bolhosa e tem risco de sepse, infecção generalizada e morte.

Tratamento

O tratamento tem como base o diagnóstico precoce, uso de antibióticos, repouso e elevação do membro. Alguns casos pode ser necessário internação hospitalar para acompanhamento.

A melhor medida preventiva é a higiene das pernas e pés e evitar as “portas de entrada”.